segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

MELHORADOR DE PÃO (REFORÇADOR OU QUIMICA)


 



Existem melhoradores para tornar o pão mais fofo e com melhor aspecto, sabiam?

Existe uma dica muito natural para conseguir isto: juntar 1 colher de sopa de sumo de limão para pães de 600 g.
O sumo de limão tem ácido ascórbico (vitamina C) e com o seu uso, pretende-se tornar as fibras do glúten mais resistentes e elásticas, buscando com isso, uma maior resistência ao crescimento, aliada a uma maior capacidade de reter umidade e CO2, bem como uma função complementar de aumentar, por abrandamento, a elasticidade das fibras do glúten. Independente da qualidade da farinha, o uso do reforçador é indicado para manter a qualidade do pão após o cozimento.

Um bom melhorador de farinha é composto por três elementos principais, listados a seguir:
Reforçador de Glúten: Tem como função fortalecer as ligações da rede de glúten, aumentando assim o tempo de crescimento final da massa. O reforçador mais utilizado na panificação é o ácido ascórbico, popularmente conhecido como vitamina C.

Enzimas: As enzimas estão presentes no trigo e desempenham um papel fundamental na formação da rede de glúten, uma vez que fornecem uma maior quantidade de açúcar para a massa, já que a farinha possui de 1 a 2% de seu peso em açúcar, pois elas quebram o amido presente na farinha e o transformam em açúcares. As enzimas mais comuns utilizadas para reforçar a ação enzi-mática natural da farinha são a alfa-amilase e a beta-amilase.

Emulsificante: O emulsificante é um aditivo adicionado à formulação de um alimento que irá permitir que se forme uma emulsão, ou seja, que sejam misturados ingredientes solúveis em água com outros que por sua natureza só se misturam com óleos ou gorduras, já que em sua constituição o emulsificante é parte solúvel em água e parte solúvel em gordura. Ao proporcionar uma perfeita emulsão, o emulsificante melhora a distribuição das substâncias gordurosas da massa.

8 comentários:

  1. BOA NOITE......... GOSTARIA DE SABER SE TEM ALGUM REPRESENTANTE AQUI NA CIDADE DE LAVRAS MG.......SE NAO HOUVER PODE INDICAR QUEM FAZ ESSA REGIAO OBRIGADA...........AGUARDO RESPOSTAS

    ResponderExcluir
  2. Por gentileza. Qual a diferença entre melhorador e emoficiacante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pesquisei sobre emoficiacante, mas acho que quis dizer emulsificante.
      O emulsificante é um tipo de melhorador de massa de pão que ajuda na mistura de ingredientes aquosos e gordurosos. Isso deixa a massa mais homogênea, retendo melhor a umidade eprolongando a validade do pão.
      Além do emulsificante sintético, podemos citar a clara do ovo como emulsificante natural, servindo como dica de uso das claras que sobram de uma receita de quindim, por exemplo.
      Como exemplo de outro tipo de melhorador, temos o suco de limão peneirado, usado para aumentar a elasticidade do pão naturalmente.
      Acho que o congelamento das claras, para guardar, pode prejudicar o uso delas com emulsificantes.
      O suco de limão deve ser usado na hora em que corta a fruta, pois o ácido ascórbico oxida facilmente.

      Excluir
  3. Por favor, gostaria de saber se ha algum antimofo para panificação natural? Ru faço paes com levain e gostaria de dar mais durabilidade a meus paes sem quimica.
    O que posso usar para que meus paes deem mais alvéolos?
    Quantos dias um pão com levain, pode ser comercializado sem geladeira? Meu email mhelena.noronha@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mofo é um fungo, o fermento também, se você utilizar anti mofo, provavelmente seu pão não vai crescer pois matará o fermento.

      Excluir
  4. Gostaria de saber a proporcao de melhorador por kilo de farinha de trigo?

    ResponderExcluir
  5. Pesquisei sobre o uso do limão como melhorador de farinha e fiquei surpresa com seu uso comum na Itália. Apliquei essa técnica e estou fazendo testes em meus pães caseiros.
    Até agora eu não acertei a receita ideal, para pães tipo italiano com a crosta crocante ou o pão mais airado, mas estou colocando o limão e aprovando até agora. Gratidão pela postagem

    ResponderExcluir